Cabeçalho

Image Map

Como evitar cabelos oleosos

Olá meninas,
Lembra daquele post que eu fiz, de como controlar cabelos volumosos ? Então, neste post farei justamente o contrario, com um post recheado de dicas de como evitar que seu cabelo fique muito oleoso. 

  • Lave o cabelo com frequência, mas não todos os dias. A lavagem diária pode fazer com que o sebo cutâneo seja removido muito rapidamente, incentivando as glândulas sebáceas produzir mais óleo para compensar a perda. Se você tiver o cabelo naturalmente oleoso, é recomendado lavá-lo somente a cada 2-3 dias.

  • Procure um shampoo feito especialmente para esse tipo de cabelo. O melhor tipo de shampoo é aquele que remove o excesso de óleo sem ressecar o cabelo. Pode levar algumas tentativas e erros para encontrar um realmente bom - peça conselhos ao seu cabeleireiro.

  • Use um shampoo clarificante uma vez por mês. Este tipo de shampoo é projetado para remover qualquer acúmulo de gordura e produtos de cabelo. Não use, no entanto, esse tipo de shampoo todos os dias, pois ele pode remover todo a oleosidade do couro cabeludo, fazendo com que as glândulas reajam produzindo ainda mais óleo. Em vez disso, para a lavagem diária use um shampoo suave.

  • Tenha cuidado com os condicionadores. Evite usá-los na raiz, pois esta parte do cabelo já está hidratada pelos óleos naturais produzidos poucas horas após a lavagem. Um condicionador é realmente feito para nutrir as pontas secas, por isso, tente manter a sua utilização apenas na metade inferior do seu cabelo.


  • Algumas pessoas não usam condicionador, ou usam com menos frequência, digamos, uma vez por semana, para evitar o excesso de hidratação.
  • Se o seu cabelo embaraça facilmente, aplique um produto hidratante para deixar os fios sedosos; uma quantidade bem pequena de azeite funciona bem. Use apenas o suficiente para que as mãos fiquem ligeiramente brilhante, em seguida, aplique nos fios longe do couro cabeludo.
  • Se o seu cabelo for muito oleoso, você pode não precisar de condicionador. No entanto, é melhor condicionar as pontas para evitar o ressecamento.
  • Seja exigente com os produtos de modelação que você usa. Não use muito ou o cabelo se tornará pesado, o que contribui para acúmulo de resíduo. Fique longe de géis muito densos, pois eles dão um aspecto gorduroso, mesmo quando o cabelo está livre de gordura.Tenha cuidado ao comprar produtos que dão brilho extra. Tais produtos podem deixar um "aspecto oleoso" em cabelos já gordurosos. Consulte "Dicas" para algumas marcas de produtos sugeridos pelos leitores.

  • Escove somente quando necessário. Escovar em excesso estimula as glândulas sebáceas aumentando a produção de óleo.
  • Evite tocá-lo e/ou escová-lo, tanto quanto possível. Isso é importante, especialmente depois de comer ou preparar alimentos gordurosos, pois você pode transferir os óleos alimentares para o seu cabelo. O mesmo vale para maquiagem oleosa - use uma faixa para afastar o cabelo do rosto antes de aplicar a maquiagem e não os fios com os dedos cobertos de maquiagem. Mantenha seu cabelo arrumado sem tocá-lo com muita frequência; use um pente para remover mechas embaraçadas, e não os seus dedos.
  • Lave-o com água morna e, em seguida, feche a cutícula com água fria para adicionar brilho. Não tente resolver o problema usando água quente, pois o seu couro cabeludo irá substituir imediatamente a oleosidade, tornando o seu cabelo gorduroso e até difícil de pentear.
  • Tente uma pequena quantidade de vinagre como um enxágue final. Comece com 1 colher de sopa para 240ml de água e siga ajustando a quantidade. O cheiro desparece à medida que o cabelo vai secando.
  • Apare as pontas regularmente. Isso ajudará a evitar danos nos fios e eles ganharão um aspecto mais grosso e mais forte.
  • Se você não aparar as pontas a tempo, você vai ter que cortar um pedaço maior mais tarde, já que a tendência de pontas quebradas é piorar!
  • Encontre uma solução rápida para aqueles momentos em que você precisa sair e a sua cabeça parece que tomou um banho de óleo. Você pode usar talco ou shampoo seco para melhor a aparência. Basta esfregá-lo nas raízes, mas tome cuidado para não colocar muito ou as pessoas irão notar o pó branco na sua cabeça! Tente pentear depois de aplicar o talco.
  • Ao usar o secador, afaste o cabelo da área da testa. Sua testa pode ser uma zona de pele oleosa, então, manter os fios longe dela ajudará a evitar que eles não absorvam os óleos de sua pele.
  • Se você não quiser usar o secador, use grampos para manter o cabelo afastado do seu rosto enquanto ele seca naturalmente.
  • Se você não quiser usar o secador, use grampos para manter o cabelo afastado do seu rosto enquanto ele seca naturalmente.
  • Não alise regularmente. Alisar o cabelo pode realmente danificá-lo, tanto por meio de calor quanto por processos químicos. O calor da prancha alisadora estimula as glândulas sebáceas, e uma vez que você vai estar tocando seu cabelo para endireitá-lo, você corre os risco de produzir mais gordura.
  • Conserve os seus cachos! Cabelos com permanente ou naturalmente grossos/crespos deixam a oleosidade menos visível, já que as mechas não estão perto do couro cabeludo. Se você tem cachos naturais, deixe-os à mostra


Então é isso meninas, espero que tenham gostado da dicas. Quaisquer dúvida é só deixar logo abaixo nos comentários.
Um grande Beijo e Tchau !!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário